Assim que soube que as operadoras de celulares ofereceriam acesso à internet através da tecnologia 3G, fiquei curioso em saber o quanto é capaz essa tecnologia e o pode acontecer com o mercado de banda larga. Afinal a entrada das operadoras de celulares pode representa uma revolução e mudar muita coisa.

Apesar de ser usuário Velox e estar muito satisfeito com o serviço, a concorrência me interessa muito, pois quem sai ganhando é o usuário do serviço já que os preços caem, surgem promoções ou a prestação do serviço alguma melhoria.

Movido pela curiosidade procurei em páginas, fóruns e no orkut por informações sobre o serviço. Por ser um serviço bem recente, pouco conhecido e divulgado acabei encontrando poucas informações para saciar minha curiosidade. Mas por acaso do destino acabei tendo a oportunidade de testar o serviço de banda larga da Claro e venho aqui tentar da minha opinião e que esta possa ser útil a muitos que tenha a mesma curiosidade que eu, mas não tem a oportunidade de conferir e avaliar essa nossa opção de acesso à internet.

Serei o mais simples e objetivo possível, espero que seja útil a muitos.

– Tornando-se um assinante:

A Claro não impõe muita burocracia para aderir ao serviço. Basta ir a uma loja com os documentos necessários:

Identidade
CPF
Comprovante de residência
“Comprovante de vínculo financeiro” (serve o seu cartão de banco ou de crédito).
2 últimos comprovantes de pagamento de seu provedor de acesso. (não é obrigatório, só é pedido pra quem é assinante dos concorrentes, apresentando isso, o modem que custa 200 reais, sai de graça… olha o que a concorrência já faz!).
2 telefones fixo para contato.

Em poucos minutos você sai de lá com seu modem habilitado e pronto para usar.

Atenção, vale lembrar que o contrato é de 18 meses. E caso queria rescindir o contrato a multa é cara, R$ 900 reais e vai caindo com o passar dos meses.

A promoção do modem grátis para assinante velox, virtua, etc.. é uma grande ajuda. E você pode adquirir o serviço para um amigo e após um mês passar a titularidade pra ele. Assim ele não terá que pagar 200 reais pelo modem.

– Instalação & Configuração:

Fisicamente tudo que você precisará fazer é soltar o chip da Claro da cartela e colocá-lo no modem. Feito isso o resto é mais simples ainda: conecte o cabo no modem e ligue a outra ponta do cabo na porta usb do micro. O Windows reconhece automaticamente e instala o modem. Na instalação do discador, uma surpresa, o discador vem no modem, não é necessário CD algum. O processo é simples com poucos cliques e sem mistério. Qualquer leigo é capaz de instalar.

Dependendo da velocidade do seu micro, em menos de um minuto você já está apto a conectar a internet.

O pequeno modem da claro.

– Conexão/ Sinal da Claro:

Ao clicar no botão conectar a autenticação é quase que imediata. Testando algumas vezes apenas por duas vezes demorou um pouco mais, algo por volta de 10 segundos. Aliás a conexão não caiu uma vez. Testei algumas posições para o modem da Claro, mesmo movendo ele de um lado para o outro em momento algum se perde o sinal. O sinal de antena da Claro estava sempre cheio, pra efeito de comparação o sinal da Oi de dentro da minha casa é fraquíssimo.

– Velocidade:

Na primeira conexão o modem encontrou apenas o sinal EGDE da Claro, ficando conectado à 236kb. Bem, apesar da frustração inicial a navegação se comportou bem. Nada extraordinário, mas funcionando muito bem para a conexão a essa velocidade.
Após algumas horas, desconectei e conectei novamente desta vez conseguindo o sinal HSDPA (o verdadeiro 3G da Claro). A diferença é notável a navegação é rápida, neste momento dá pra ver que realmente essa nova tecnologia chegou e mais cedo ou mais tarde vai vingar e concorrer pra valer com o mercado de banda larga, a não ser que as operadoras de celular não queria, mas potencial pra isso tem.
Mas atenção, em matéria de navegação, quando conectada a rede 3G, o serviço de banda larga da Claro não fica devendo nada à Velox 1mb (meu comparativo por ser o serviço que utilizo).
Já quanto aos downloads realmente há limitações. Se você pretende fazer downloads da rede torrent e emule. Esqueça! No momento este serviço não é pra você. O modem tem as portas fechadas, os programas funcionam sim, mas bem abaixo do que a conexão permite. Sem esquecer que a Claro impõe o limite de 10gb de download, ultrapassando esse limite sua velocidade cai para 128kbp até o mês seguinte (se a Claro pratica ou não a limitação de tráfego isso eu não pude testar).
Quanto aos downloads de link normais a Claro não compromete. Mas percebi uma diferença em relação à Velox. Enquanto na Velox quando se faz download de um link bom (baixando o Kurumin que fica hospedado em um servidor de universidade pública) a velocidade se mantém no limite (120KBps +/-), já na Claro ela oscila bastante dá picos de 135KBps, reduz para 60, sobe novamente e por aí vai. Não chega a cair, mas oscila bastante. Mas pode ter sido algo temporário, como não pude testar depois então fica a dúvida.

– Considerações finais:

Prós:
Facilidade em adquirir o serviço.
Facilidade de instalação.
Mobilidade, você pode até ‘emprestar sua internet’ para alguém.
Muito bom se você se contenta em navegar, MSN, bate-papo ou pra utilizar a trabalho.

Contras:
Limite de tráfego em 10gb é muito baixo, teria que ser pelo menos uns 40gb.
Preço da assinatura ainda é maior que o da velox + provedor.

Minha opinião:
Para quem curte apenas navegar e um download de vez em quanto, o 3G da Claro deve cair como uma luva. Para profissionais que precisam estar conectados através do notebooks melhor ainda.
Já para os downloaders, o 3G da Claro não servirá (ao menos por enquanto) até que descubram como burlar as portas fechadas ou a Claro as liberem e por causa do limite de downloads, 10gb é muito pouco para uma conexão de 1mb.

Segue abaixo um vídeo (mal feito), mas que demonstra a conexão a pleno vapor.